Ampliando oportunidades e transformando vidas

Nos ajude a ampliar oportunidades e a consolidar valores sociais essenciais para a

construção da cidadania de crianças das comunidades da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Sua doação é importante para o Espaço Logos ir mais longe.


Ampliando oportunidades e transformando vidas

Nos ajude a ampliar oportunidades e a consolidar valores sociais essenciais para a construção da cidadania de crianças das comunidades da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Sua doação é importante para o Espaço Logos ir mais longe.


Tudo começou com um assalto.

Em meados  de 1997, Vera Lucia Harouche dirigia-se ao trabalho quando foi abordada por uma criança que tentou assaltá-la.

Durante essa abordagem, a criança acabou cortando seu braço com um caco de vidro bem pontiagudo, mas o mais interessante foi a reação de Vera, que ficou marcada pelo olhar daquela criança em situação de vulnerabilidade.

Na hora ela pensou: “Como uma criança de mais ou menos 9 anos aparenta estar sob o efeito de drogas e me assaltando? Por que não está na escola? Onde está sua família?” 

Isso a transformou. Não foi o assalto em si que a impactou, e sim a situação da criança que a fez repensar todo o propósito de sua vida. Poucos meses depois, Verá criou o Espaço Logos, uma ONG que tem ajudado a mais de 20 anos inúmeras crianças que moram em comunidades da Tijuca, no Rio de Janeiro.

 

Um pouco mais sobre a ONG

O Espaço Logos é uma organização social sem fins lucrativos que há 26 anos trabalha com crianças na faixa etária entre 6 e 13 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social e pessoal prestando atendimento socioeducativo no contraturno escolar.

Atuamos com o intuito de promover a transformação social e o resgate da cidadania tanto das crianças como de suas famílias, através de atividades ligadas ao meio social, educacional, cultural, pedagógico, artístico e esportivo.

 Acreditamos que o acolhimento, atrelado ao sentimento de valorização do ser humano, bem como o envolvimento da família e da escola na promoção do diálogo, são agentes transformadores na vida de cada criança atendida pelo Espaço Logos.

MISSÃO

Desenvolver e compartilhar valores essenciais ao exercício da cidadania e à ampliação de horizontes, por meio atividades educativas, artísticas e culturais, realizadas com crianças socioeconomicamente desfavorecidas, moradoras das comunidades do entorno.



VISÃO

Ser reconhecido como um agente transformador de vidas.

VALORES

  • Acolhimento com carinho e afeto
  • Valorização da pessoa
  • Conduta ética
  • Compromisso com a transparência

"O Logos mudou totalmente a vida da minha filha. Ela que não tinha interesse algum pela escola, depois começou a se dedicar às várias outras atividades. O Logos muda não só a vida da criança em si, mas de toda família."

Leila Guimarães, mãe da Suelen, que foi assistida pelo Espaço Logos.

"Agradeço ao Logos pelo homem que me tornei. Não consegui concluir todo o meu estudo, mas hoje trabalho honestamente e construí minha família em cima de tudo que no Logos aprendi. Se hoje eu sou o pai que eu sei que sou, agradeço a este espaço maravilhoso que um dia me ensinou que um negro pobre pode sim, ser um homem honesto e de caráter."

Rogério dos Santos da Silva, ex-assistido pelo Espaço Logos.

"O Logos foi o prolongamento do amor à minha filha nos momentos em que passou neste espaço. Tenho muito o que agradecer pelo zelo, paciência, eficiência, amor, determinação, além das exigências e rigidez nos momentos em que foi necessário. Hoje minha filha é fisioterapeuta, já é casada e também já tem uma filha de 6 anos e foi ai no Logos que deu a ela a certeza e a vontade de ser alguém, de poder fazer a diferença e de construir uma família linda."

Ana Lucia de Souza Pereira, mãe da Manuela, que foi assistida pelo Espaço Logos.

"O Logos é um espaço lindo onde as crianças entram tímidas e saem fortes, confiantes. No projeto, meu filho aprendeu muito: tocar pandeiro, capoeira e principalmente confiar nele mesmo. Isso foi maravilhoso, porque ele hoje é um adolescente firme e decidido, sabendo exatamente o que quer."

Ligia Pinto, mãe do Adriano, que foi assistido pelo Espaço Logos.