Nos ajude a ampliar oportunidades e a consolidar valores sociais essenciais para a construção da cidadania de crianças das comunidades da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Em meados de 1997, Vera Lucia Harouche dirigia-se ao trabalho quando foi abordada por uma criança que tentou assaltá-la.
Durante essa abordagem, a criança acabou cortando seu braço com um caco de vidro bem pontiagudo, mas o mais interessante foi a reação de Vera, que ficou marcada pelo olhar daquela criança em situação de vulnerabilidade.
Na hora ela pensou: “Como uma criança de mais ou menos 9 anos aparenta estar sob o efeito de drogas e me assaltando? Por que não está na escola? Onde está sua família?”
Isso a transformou. Não foi o assalto em si que a impactou, e sim a situação da criança que a fez repensar todo o propósito de sua vida. Poucos meses depois, Verá criou o Espaço Logos, uma ONG que tem ajudado a mais de 20 anos inúmeras crianças que moram em comunidades da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O Espaço Logos é uma organização social sem fins lucrativos que há 26 anos trabalha com crianças na faixa etária entre 6 e 13 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social e pessoal prestando atendimento socioeducativo no contraturno escolar.
Atuamos com o intuito de promover a transformação social e o resgate da cidadania tanto das crianças como de suas famílias, através de atividades ligadas ao meio social, educacional, cultural, pedagógico, artístico e esportivo.
Acreditamos que o acolhimento, atrelado ao sentimento de valorização do ser humano, bem como o envolvimento da família e da escola na promoção do diálogo, são agentes transformadores na vida de cada criança atendida pelo Espaço Logos.
Desenvolver e compartilhar valores essenciais ao exercício da cidadania e à ampliação de horizontes, por meio atividades educativas, artísticas e culturais, realizadas com crianças socioeconomicamente desfavorecidas, moradoras das comunidades do entorno.
Ser reconhecido como um agente transformador de vidas.
"Agradeço ao Logos pelo homem que me tornei. Não consegui concluir todo o meu estudo, mas hoje trabalho honestamente e construí minha família em cima de tudo que no Logos aprendi. Se hoje eu sou o pai que eu sei que sou, agradeço a este espaço maravilhoso que um dia me ensinou que um negro pobre pode sim, ser um homem honesto e de caráter."
Rogério dos Santos da Silva, ex-assistido pelo Espaço Logos.
"O Logos foi o prolongamento do amor à minha filha nos momentos em que passou neste espaço. Tenho muito o que agradecer pelo zelo, paciência, eficiência, amor, determinação, além das exigências e rigidez nos momentos em que foi necessário. Hoje minha filha é fisioterapeuta, já é casada e também já tem uma filha de 6 anos e foi ai no Logos que deu a ela a certeza e a vontade de ser alguém, de poder fazer a diferença e de construir uma família linda."
Ana Lucia de Souza Pereira, mãe da Manuela, que foi assistida pelo Espaço Logos.
"O Logos é um espaço lindo onde as crianças entram tímidas e saem fortes, confiantes. No projeto, meu filho aprendeu muito: tocar pandeiro, capoeira e principalmente confiar nele mesmo. Isso foi maravilhoso, porque ele hoje é um adolescente firme e decidido, sabendo exatamente o que quer."
Ligia Pinto, mãe do Adriano, que foi assistido pelo Espaço Logos.