Conflitos da relação entre pais e filhos e como…
Quando conversamos sobre a relação entre pais e filhos devemos esclarecer primeiro qual é o papel de cada um nesse contexto. Os pais são os responsáveis por impor limites, educar, orientar e cuidar dos filhos. Já os filhos estão em constante processo de aprendizagem e desenvolvimento.
A fase da infância é marcada pela busca por compreender o mundo e explorá-lo. Também é nesse período em que as crianças começam a entender melhor o que é certo e errado, com base na educação dos pais. Mas nem sempre esse processo é fácil.
Quando o filho se depara com a autoridade dos pais e é impedido de fazer algo que tenha vontade, a primeira reação é bater de frente com essa atitude. Mas cabe aos pais não ceder aos desejos do filho quando ele estiver errado, pois isso retira a autoridade e o respeito.
Nesse processo inicial de aprendizagem a participação dos pais é muito importante para que a criança crie consciência dos valores éticos, como ter a noção de respeitar os outros, ser justo e solidário. A partir desses ensinamentos os pais se aproximam dos filhos e o relacionamento passa a não ser mais visto como uma briga ou disputa, pois a criança passa a entender o motivo pelo qual os responsáveis tomaram determinada atitude.
A relação entre pais e filhos se constrói na base da confiança e da comunicação. O objetivo é discutir sobre tudo o que estiver incomodando para que seja solucionado, pois quando guardamos o problema para nós ele só aumenta. Assim, o companheirismo e a cooperação são essenciais para que o filho entenda toda essas transformações e não se revolte. Estar por perto tanto nos momentos bons como nos ruins é uma aprendizagem para os dois lados.
Outra questão que afeta a relação é a falta de tempo. Mas já sabemos que esse problema se dá mais por conta do desafio de organizar melhor o tempo em família. Com planejamento e boa vontade conseguimos dedicar uma parte da semana para realizar atividades juntos com as crianças, propor passeios, ou brincar até em casa. O importante é que esse tempo seja aproveitado com qualidade para que os filhos possam receber aquilo de melhor que os pais possam oferecer.
*Nos ajude deixando o seu comentário após a leitura do texto.
Texto por: Luiza Esteves