As relações familiares devem ser pautadas na confiança, no respeito e na construção do afeto. Os laços de amor e carinho são muito importantes para que essa ligação se fortaleça e para criar uma criança saudável emocionalmente.
O abraço, o toque, a conversa e a troca de experiências são elementos que não podem faltar no ambiente familiar. Construir esse espaço de cumplicidade e amizade melhora o relacionamento entre pais e filhos.
Desenvolver uma relação de amizade com seu filho desperta a admiração. Esse encantamento pelos pais gera o respeito, aproxima a família e melhora o convívio. Mas para que isso aconteça devemos nos esforçar para manter o ambiente harmonioso.
Para reforçar sempre essa união é importante dedicar parte do tempo para acompanhar os momentos especiais de o seu filho. Isso pode ser feito quando acompanhamos o cotidiano escolar, ajudamos nas lições de casa e realizamos brincadeiras e passeios.
A família também tem a capacidade de influenciar no comportamento das crianças, pois elas moldam as atitudes e a forma de agir inspiradas nos adultos. Dessa forma, os valores, a cultura e o modo como veem a sociedade é transmitida para as novas gerações.
É importante estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para que a criança tenha uma compreensão mais profunda acerca dos valores. São alguns deles: Aprender com os seus próprios erros, enfrentar desafios, pensar antes de agir e conviver em harmonia com as pessoas.
As relações familiares harmônicas são de extrema importância para o bem estar das crianças e adultos. Estabelecer esses laços gera confiança, respeito, carinho e muito amor. Invista em estabelecer conexões verdadeiras e sinceras com os seus filhos para que depois vocês possam desfrutar dessa relação.
Texto por: Luiza Esteves