As limitações fazem parte da existência e ajudam no amadurecimento do ser, por isso é tão importante não cair na tentação de dar a seu filho tudo o que ele pede. Quando a criança tem as necessidades realizadas a todo o instante, ela perde a noção de como funciona a vida e, como consequência, torna-se menos preparada para lidar com as frustrações que aparecem no dia a dia.
Quando dizemos “não” aos nossos filhos precisamos ter em mente que eles precisam entender o motivo pelo qual a atitude está errada. Compreender o que fez os pais ficarem chateados é primordial para que a mesma ação não se repita. Outro ponto bastante importante nessa relação é a questão da honestidade. Não ter medo de contar para o seu filho a verdade pode alavancar bem mais o processo de aproximação e respeito.
Conversar sobre a situação financeira da família e mostrar quais são as suas limitações faz com que os filhos entendam melhor a realidade pela qual vocês passam e gerar mais compreensão. A partir daí a criança pode vir a cooperar mais para se adequar ao combinado, pois estará ajudando os pais. Essa vontade de deixar os familiares felizes, muitas vezes, desperta a mudança de comportamento da criança para se adequar ao que foi proposto.
As crianças precisam entender a dar valor ao que os pais conquistaram desde cedo para que futuramente possam batalhar e conseguir traçar o caminho deles, com muita dedicação e trabalho. Contudo, algo que acontece bastante é quando os pais decidem satisfazer todos os desejos materiais dos filhos.
No caso do responsável ter passado por dificuldades financeiras durante a infância, é comum que ele queira dar uma vida melhor para o filho. Nessa situação, o adulto foca nos seus desejos e necessidades frustradas, mas esquece de pensar nas consequências que isso terá na criação dos filhos.
Um bom modo de presentear as crianças é ensinando-as a valorizar os momentos e as conquistas. Adiar a realização de um desejo e esperar uma data para ganhar o que se quer é um exemplo disso. Quando a criança melhora o seu desempenho na escola é um bom motivo para presenteá-la, pois é algo muito importante tanto para os pais quanto para os filhos. Outra ideia muito boa é ensinar seu filho a doar brinquedos e roupas quando não são mais usados, porque assim ele sentirá que pode ajudar outras crianças com esse ato.
*Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse tema. Comente o que você acha sobre dizer “não” ao seu filho.
Texto por: Luiza Esteves