Qual é a mãe que não deseja o melhor para o seu filho? O futuro das nossas crianças está em nossas mãos e depende de nós ensiná-los os valores morais desde cedo. O papel dos pais seria conduzir e estimular a educação, a ética e o respeito ao próximo.
Se queremos que os nossos filhos se tornem pessoas de bem, educadas e fortes devemos nos esforçar ao máximo para que isso aconteça. A parte moral se aprende a partir dos exemplos dos pais, do comportamento das pessoas próximas, depende de tudo aquilo que a criança observa e absorve para si. Por causa disso, todo o cuidado é pouco quando estamos perto das crianças.
Além da parte ética, os pequenos também precisam se sentir amados e aprender a valorizar o sentimento de amor, por meio do afeto e do carinho dos pais. Nós só podemos transmitir aquilo que já recebemos de alguma forma. Então, se a criança não tem consciência da importância do amor fica mais complicado ter a noção de pensar no outro.
A partir do momento em que conseguimos tratar as pessoas da melhor forma, com muito respeito e solidariedade estimulamos a gentileza e isso transforma as nossas relações. É muito importante que as crianças possam trazer esse hábito de ter o olhar para o próximo e agir com ética no dia a dia. Esse é o maior presente que os pais podem deixar para as crianças.
Não importa qual profissão o seu filho queira seguir, se vai ganhar mais ou menos dinheiro. Sendo uma pessoa de bem, o mundo acaba oferecendo mais oportunidades e ele vai poder conquistar aquilo que deseja, se tiver força de vontade e agir de forma correta. Com o incentivo da família, muito estudo, determinação e paciência é possível chegar mais próximo do seu sonho.
Por isso é tão importante trabalhar a ética e o amor com as crianças para que elas se tornem adultos melhores e com isso possam ter um futuro digno. O esforço dos pais durante toda essa fase de educação e acompanhamento dos filhos retorna quando as crianças viram adultos responsáveis, justos, gentis e éticos.
Texto por: Luiza Esteves