Ser mãe é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Quando se é responsável pelo desenvolvimento educacional e moral de uma pessoa há um movimento interior para buscar formas de auxiliar ao máximo nossos filhos.
Atuar a favor do crescimento de uma criança desperta habilidades e competências que melhoram os próprios pais. Essa mudança permite que os pais enxerguem o mundo com mais humanidade e solidariedade. Além disso, há o treino da paciência e da persistência que é necessário em diversas situações para se educar os filhos.
Educar uma criança requer enfrentar obstáculos para torná-los pessoas de caráter. Conforme os filhos vão crescendo eles buscam por mais liberdade e passam a questionar mais o seu entorno e as regras estabelecidas pelos pais. Nesse período é muito importante ser firme e continuar seguindo aquilo que foi posto como norma, de modo que a criança respeite os pais.
Muitos filhos começam a perguntar o porquê das coisas: porque é necessário realizar as tarefas domésticas, porque precisam fazer o dever de casa, porque não podem ter mais liberdade. Diante de tantas perguntas muitas mães não sabem como lidar com a situação e acabam perdendo a paciência.
Esse questionamento dos filhos em relação à criação dos pais é algo natural. Mas, depende dos pais esclarecer às crianças o motivo de fazer determinada ação. No caso de realizar tarefas domésticas, é necessário explicar que os pais também precisam de ajuda para realizar essas funções. Quando isso fica esclarecido, os filhos passam a ter a dimensão de como podem contribuir para a família como um todo e isso cria uma noção de solidariedade.
Com o passar do tempo os filhos vão compreendendo a importância de ter que cumprir regras e ouvir os “nãos” dos pais. Dessa forma, o ensinamento que é passado na infância fica gravado na memória e a pessoa agregará esse conhecimento para a vida toda.
A questão do desinteresse com os estudos é algo que também preocupa bastante, pois é a partir da alfabetização que a criança poderá ter mais subsídios para ter um futuro melhor. A educação aliada ao ensino intelectual garante um desenvolvimento com bem mais qualidade e estimula a criança em diversas áreas. Quando há o estimulo de aprender os pequenos se dedicam bem mais e crescem como pessoa.
Educar dá trabalho, precisa de paciência, disciplina, comprometimento e amor. O desafio de criar uma criança é transformá-la em uma pessoa melhor e isso só ocorre com regras, limites e exemplos. Amar não é dar aquilo que seu filho deseja, mas sim o que ele precisa. Amar é educar.
Por: Luiza Esteves