Ser criança é nunca perder a esperança de um futuro melhor. As crianças trazem alegria para toda a família e para as pessoas ao seu redor. Elas gostam de correr, pular, brincar e espalhar sorrisos que contagiam. Conviver com uma criança é aprender a cada dia que não sabemos de muitas coisas.
Os pequenos nos ensinam um novo modo de ver o mundo, ao qual nos desacostumamos a refletir. São milhões de “porquês” que devemos responder e nessa brincadeira quem aprende somos nós e eles. Buscamos palavras mais simples para explicar esse mundo tão complexo que vivemos.
Ao educar uma criança exercitamos a paciência, prestamos mais atenção na nossa postura e nos exemplos que damos dar a eles. Os pais são as maiores referências para os filhos, não só em relação a parte moral, mas no modo de pensar, agir, em tudo. E além dessa influência direta, os pais também são muito importantes em relação à saúde emocional dos seus filhos.
Costuma-se dizer que os pais são o “porto seguro” para os filhos e realmente esse sentimento faz toda a diferença. O amor e o carinho dos pais transmite confiança, segurança e conforto. Todos nós gostamos de nos sentir amados e protegidos. Os filhos precisam sentir essa segurança para conseguirem conversar com ao pais de uma forma mais livre e, assim, expor os seus medos, suas dificuldades e suas dúvidas. É importante não só dividir os problemas como compartilhar os momentos felizes e comemorar a casa vitória conquistada.
Desde cedo é necessário compreender que a vida tem altos e baixos, mas em todos esses momentos o mais importante é que pais e filhos estejam sempre unidos. Essa união fortalece e nos dá força para continuar batalhando a cada fase de nossas vidas. Mais tarde, quando as crianças tornarem-se adultos lembraram de tudo aquilo o que foi ensinado com muito carinho.
Ninguém gosta de ser chamado a atenção e de ser corrigido, mas no futuro os filhos acabam reconhecendo o esforço dos pais em transmitir uma boa educação. Aquilo que nos é falado quando pequenos fica registrado na mente e o que parece ser em vão pode fazer total diferença. Então é muito importante que os pais não desistam nunca de educar seus filhos da maneira como podem. Dá bastante trabalho, mas o retorno é muito satisfatório.
*Deixe nos comentários o que é ser criança para você
Texto por: Luiza Esteves